Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Encontro Repensando a Literatura

O Encontro Repensando a Literatura: "Da destruição do poema" acontecerá na próxima quinta-feira, dia 29 de março, a partir das 19 horas, promovido pela União Brasileira de Escritores - UBE/PE.
O evento acontecerá na Livraria Poty (esquina da Rua do Riachuelo com Rua Sete de Setembro).
Essa edição do Encontro Repensando a Literatura contará com a participação dos professores Francisco Mesquita e Neilton Lima e dos escritores Alexandre Santos, Rogério Generoso e Marcos d'Morais (autor do livro "Da destruição do poema").
A inscrição é gratuita e pode ser realizada na própria livraria.
Observação: será concedida uma Declaração de participação a todos os interessados.

Reunião de Blogs Literários

Reunião de escritores e editores de blogs literários será realizada, em maio, no Espaço Pasargada

Na segunda semana de maio próximo, do dia 9 (quinta-feira) ao dia 12 (sábado), escritores e editores de blogs literários se encontram no Espaço Pasárgada / Casa de Manuel Bandeira (Rua da União, 263, Boa Vista, Recife, PE) para a realização da "1a. Reunião de Blogs Literários do Nordeste".

Para participar, os blogueiros literários da região devem realizar as suas inscrições por meio de links enviados ao email jcpanamerica21@gmail.com. Por ordem de chegada, todos os blogs inscritos terão inicialmente destaque neste blog (Ver "Minha Lista de Blogs") , e, com a sua efetiva participação na Reunião, os blogs serão listados/publicados em página especial do site PANAMERICA NORDESTAL (http://www.panamerica.net.br/), editora responsável pela organização do evento.

Mais informações com o escritor Juareiz Correya (81- 8685-2194), coordenador da "1a. Reunião de Blogs Literários do Nordeste".

CINECABEÇA 2012

Neste sábado, 24, a partir das 9h30, no Cinema São Luiz foi realizada a sessão de abertura da primeira temporada do projeto cineCabeça 2012 com a exibição do curta-metragem Vida Maria (Márcio Ramos/CE) e o longa Antes que o Mundo Acabe (Ana Luiza Azevedo/RS). O projeto tem como objetivo desenvolver o tripé cultura, educação e sociabilização utilizando o audiovisual como ferramenta de facilitação e estímulo para professores e jovens do ensino fundamental 2 e médio da rede estadual de ensino. Um encontro entre mediadores da ação, professores e gestores das 85 escolas contempladas e os realizadores dos filmes marca o início das atividades de 2012. As sessões para os estudantes têm início em 10 de abril.

“Este ano teremos cinco temporadas com quatro sessões semanais, de terça a sexta-feira, entre os meses de março e novembro, formando uma agenda audiovisual fixa para os estudantes e levando ao cinema aproximadamente 32.000 jovens entre 12 e 18 anos”, comenta Andréa Mota, gestora do cineCabeça.

Promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco, desenvolvido pelo Programa CinEscola e coordenado pelo Centro de Atitudes, com a parceria da Eixo Audiovisual, Mídias Educativas e Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC), o projeto abrange as escolas estaduais do Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho oferecendo, inclusive, o transporte até o Cinema São Luiz. A Secretaria de Cultura estadual apóia a atividade cedendo a pauta do cinema monumento. O programa contempla escolas de referência e instituições localizadas em áreas vítimas de violência urbana ou em situação de risco social, mapeadas pelo Pacto Pela Vida. Instituições ainda não contempladas e que tenham interesse em participar podem entrar em contato pelo e-mail agendamento@cinescola.com.br.

O cineCabeça capacita os educadores a cada início de temporada, ou seja, a cada novo filme e tema trabalhado. “Esta capacitação é de fundamental importância para o sucesso da proposta. Nossa equipe pedagógica desenvolve apostilas com conteúdo que oferecem subsídios para que a temática abordada nos filmes seja trabalhada pelos professores ao longo do ano”, completa André Stamford, do Centro de Atitudes, coordenador do projeto. O cineCabeça atua em outras duas ações: fomento e formação de cineclubes; fomento e formação de jovens
na área do audiovisual, que serão desenvolvidas a partir do mês de abril.

OS FILMES - No curta de Márcio Ramos, Vida Maria (CE, 09 min, animação, 2006), Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

Já no longa-metragem Antes que o Mundo Acabe (RS, 100 min, ficção, 2009), de Ana Luiza Azevedo, Daniel é um adolescente crescendo em seu pequeno mundo com problemas que lhe parecem insolúveis: como lidar com uma namorada que não sabe o que quer, como ajudar um amigo que está sendo acusado de roubo e como sair da pequena cidade onde vive. Tudo começa a mudar quando ele recebe uma carta do pai que ele nunca conheceu. Em meio a todas essas questões, ele será chamado a realizar suas primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que ele pensa.

EM 2010 – entre os meses de maio e dezembro de 2010 o cineCabeça atendeu instituições de ensino da região metropolitana com a participação de mais de 25 mil estudantes e seus educadores ao Cinema São Luiz. Duas ações diferenciadas foram executadas semanalmente: a Educativa, que recebeu adolescentes do Ensino Fundamental 2 e Médio e seus educadores para sessões cinematográficas fechadas com desenvolvimento de conteúdo em sala de aula; e a Cineclubista, que acolheu o público em geral nas exibições semanais seguidas de debates, além de realizar oficinas que ensinaram aos estudantes de escolas públicas como montar e manter um cineclube na comunidade.

Programa CinEscola – cinema a serviço da educação Em atividade desde 1998, o programa leva o cinema para junto dos jovens, divertindo-os e sensibilizando-os através da magia da sétima arte, é extremamente conceituado como ferramenta cultural e pedagógica entre os professores. Sua proposta é facilitar a comparação de universos dos participantes, estimulando a reflexão e a expressividade através da diversidade temática dos filmes apresentados.

Centro de Atitudes
É uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, que tem como objetivo principal promover a educação através do audiovisual, inter-relacionando educação, cultura, ação social, tecnologia, ciência e economia criativa. Atuando desde 2003, o Centro desenvolveu, entre outros, projetos de digitalização do Diário de Pernambuco e do
Jornal do Commercio, as edições pernambucanas 2010 e 2011 do Festival Internacional de Cinema Infantil. No momento produz o Fórum CinEscola – Interações Audiovisual e Educação.

Eixo Audiovisual
Desenvolve trabalhos em diversas linguagens, sobretudo audiovisual, fotografia e cultura popular. Promove ações de formação (cursos e oficinas de linguagem), produção e pós-produção cinematográfica, de vídeo e produtos para TV, além de projetos ligados ao artesanato.

Federação Pernambucana de Cineclubes - FEPEC
Criada em julho de 2008, durante o 1º Encontro de Cineclubes de Pernambuco, realizado em Triunfo. Objetiva ajudar a organizar e fomentar o crescimento da atividade cineclubista em todo o Estado. Atualmente, com 26 cineclubes filiados, a FEPEC está presente em 14 municípios do Estado.

GAP abre seleção para professores e alunos

O Grupo de Apoio Preparatório (GAP), projeto de extensão da UFPE, abre inscrições neste mês de abril para a seleção de professores e alunos que desejam participar do curso preparatório.
Os professores interessados, atuantes nas áreas de português e/ou matemática, já devem se encaminhar para a sede do GAP, na Praça Casa Forte, 365, para fazer sua inscrição.
O horário de atendimento vai das 16h às 20h, e o candidato deve estar preparado para ministrar uma aula com o conteúdo programático do ENEM, que servirá de método avaliativo dos docentes.
O GAP também lança chamada para o processo seletivo de alunos 2012.2, nas modalidades Pré-Enem, pré-concurso e isoladas.
A seleção dos estudantes será feita a partir de um questionário socioeconômico, seguido de uma prova de nivelamento. Os alunos devem se inscrever na sede do grupo, do dia 16 ao dia 20 de abril, das 16h às 20h, devendo levar a identidade e uma taxa no valor de R$15.
O Grupo de Apoio Preparatório (GAP) se insere na política da Pró-Reitoria de Extensão, que se dispõe a apoiar projetos que incentivem a inserção e a capacitação de alunos com poucas oportunidades a disputar uma vaga nas instituições superior públicas de ensino, pesquisa e extensão.

Mais informações
PROEXT - (81) 2126.8130
GAP - (81) 3265-3913 – das 16h às 20h
www.cursogap.com.br

"UFPE no Mercado 2012"

"UFPE no Mercado" reúne ofertas de estágios e programas de trainee para estudantes

A feira de estágios e programa de trainee "UFPE no Mercado 2012" acontece nos dias 10 e 11 de abril, das 14h às 22h, no Teatro da UFPE, no Campus Recife.
O evento promoverá palestras e minicursos, além de contar com a participação de convidados e empresas de diversas áreas, distribuídas em 15 estandes.
O objetivo principal é unir o meio acadêmico ao mercado de trabalho, através do contato dos universitários com grandes empresas.
A feira é aberta ao público.
O "UFPE no Mercado" é realizado, pelo segundo ano consecutivo, pela ACE Consultoria, com o apoio da UFPE.
As atividades serão realizadas em um espaço com capacidade para mais de 1.500 pessoas.
A programação é direcionada à realidade do mercado e ao perfil profissional necessário para o ingresso no ambiente empresarial.
Os estudantes também poderão disponibilizar seus currículos no site.
De acordo com o presidente da ACE Consultoria, Otávio Teixeira, o cadastro serve como banco de currículos para grandes empresas à procura de novos profissionais.
O evento contará com presença da autora do livro “Intercâmbio de A a Z”, Marina Motta, e do empresário Moisés Assayang, presidente do Grupo Provider, empresa pioneira em Pernambuco na área de TI.
O comediante Murilo Gun fará uma palestra misturando humor e mercado de trabalho. Entre as empresas participantes da feira estão Odebrecht, Itaú, Deloitte, Lojas Americanas, Gerdau, Ernst & Young Terco e Vitarella.

Mais informações
(81) 2126.8889
contato@aceconsultora.com.br.

Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual

O I SEPLEV – Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual, cujo tema é Identidade e espaço virtual: múltiplos olhares, tem por intuito reunir pesquisadores que se dedicam às discussões relacionadas aos processos de construção de identidade(s) que se produzem em diferentes espaços sociais, como a escola, o espaço virtual, o cenário político, o campo da produção literária, entre outros.
De caráter multidisciplinar, constitui-se como um espaço de interlocução entre pesquisadores que, a partir de referenciais teóricos diversos, se ocupam de questões relacionadas às práticas de linguagem e do espaço virtual enquanto lugares de constituição identitária e de trocas simbólicas.
A proposta do encontro está em consonância com os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual (NEPLEV – UFPE), cuja temática inclui a construção sócio-histórica de identidades decorrentes de diferentes manifestações socioculturais, a exemplo da literatura, do cinema e da escrita no ciberespaço, além de investigações acerca dos efeitos do virtual na reorganização dos fluxos de informação e práticas discursivas e suas implicações para os processos de ensino-aprendizagem.

Informações:
https://sites.google.com/site/seplev2012/home
ou
seplev2012@gmail.com

1964: Golpe na Poesia

CAFÉ EM PASÁRGADA
Apresenta

1964: Golpe na Poesia

No sábado 31 de março, no espaço Pasárgada, haverá debate, recital e varal de poesia em torno do tema: 1964, Golpe na Poesia. A mesa redonda é formada por Marco Polo, Welington de Melo e Marcelo Mário de Melo e estão sendo convidados poetas, artistas, jornalistas, militantes da democracia e demais pessoas interessadas. A iniciativa faz parte do Projeto Café em Pasárgada, que tem curadoria do poeta e jornalista Marcelo Mário de Melo.

Além de antidemocrático, antipopular e antinacional, o golpe de 1964 foi também antipoético. No Recife, no dia primeiro de abril tombou na passeata, atingido por tiros de mosquetão, o estudante secundarista Jonas Barros, cantando o hino nacional e escudado na bandeira brasileira. Jovem militante comunista do Colégio Estadual de Pernambuco, Jonas escrevia poemas de muita sensibilidade e leveza.Também foi fuzilado Ivan Aguiar, comunista de Palmares e aprovado no vestibular para Engenharia.

Foram presos no DOPS os poetas Ângelo Monteiro e Albérgio Maia de Farias, que tinha 16 anos. Foi silenciado o jornal O Secundarista, com boa tiragem e impresso em cores, que publicava poemas de Albérgio Maia, Ângelo Monteiro, Marcus Accioly, Luiz Carlos Duarte, tendo como articulistas Agnaldo Silva, José Wilker, Anamárcia Veisencher, Nelson Xavier e Samuel Kraimmer. Os seus colaboradores que não foram presos tiveram que se esconder da repressão ou calar.

A repressão se estendeu a todos os setores da cultura e manteve as suas garras dirigidas para a imprensa, por meio da censura prévia e das perseguições a jornalistas e veículos de oposição ou que apresentavam atitudes de independência. E na mesma proporção se desenvolveu a resistência cultural que através dos anos somou as forças que permitiram superar o período ditatorial e normalizar a vida política do País.

Restos da ditadura ainda existem no Brasil atual, e uma prova disto é a existência de uma Comissão da Verdade, com a tarefa de abrir os arquivos secretos e esclarecer acerca de crimes de tortura, mortos e desaparecidos políticos.

Esperamos você e seus convidados!

Serviço

Data: 31 de março (sábado).
Horário: Das 8h às 12h.
Local: Espaço Pasárgada - Rua da União, 263 - Boa Vista, Recife.
Telefone: (81) 3184 3165 - 8719 5737.
E-mail: pasargada.fundarpe@gmail.com.
Blog: www.espaco-pasargada.blogspot.com.

I Fórum CinEscola

SEGUNDA ETAPA DO FÓRUM CINESCOLA REÚNE EDUCADORES E ESTUDANTES

O Fórum promoverá debate sobre as relações do audiovisual com a educação e orientará na elaboração de projetos para aplicar a temática em sala de aula.

Dividido em dois módulos, o I Fórum CinEscola promove discussões que levam educadores e estudantes de artes, ciências sociais, pedagogia e comunicação a observarem os produtos audiovisuais como uma possível e infinita ferramenta educacional e discutir sua aplicabilidade. Após a realização de um primeiro encontro no início do mês, a segunda etapa acontece nos dias 30 e 31 de Março, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena.

Devido ao sucesso do primeiro encontro, a organização do evento decidiu abrir inscrições para os interessados em participar do segundo momento do Fórum, redistribuindo a carga horária. Serão mais de 10 horas de atividades pensadas para promover a reflexão sobre as interações entre o audiovisual e a educação. O encontro será dividido entre aulas presenciais e elaboração de projetos. Nomes de peso do cenário pedagógico vão dividir suas experiências com educadores e estudantes sobre como a utilização do cinema pode resultar em um bom instrumento didático.

Entre as presenças confirmadas está a escritora e professora Inês Teixeira (UFMG), um dos nomes mais pertinentes no que tange cinema e educação, a socióloga Lourdes Atié, da Idéias Futuras, empresa de consultoria educacional e o realizador Adailton Medeiros (RJ), diretor executivo da primeira sala popular de cinema totalmente digital do Brasil, o Ponto Cine.

Posteriormente os participantes irão criar um projeto didático, individual ou coletivo, que tragam como temática a relação do audiovisual com os educandos. A partir deste, uma atividade prática será desenvolvida, e em seguida avaliada através de um relatório. Para garantir participação, basta fazer pré-inscrição gratuitamente pelo e-mail forumcinescola@gmail.com, preenchendo os seguintes dados: nome completo, instituição de ensino (onde estuda ou ministra aulas), telefone, endereço e número de RG.

O Fórum é uma realização do Programa CinEscola, coordenado pela professora e produtora cultural Andréa Mota, que compartilha sua curadoria com as educadoras Liz Ramos e Silvana Marpoara. O projeto que tem o incentivo do Edital do Audiovisual/ Funcultura/ Secretaria de Cultura/ Governo de Pernambuco, conta com a co-produção do Centro de Atitudes, da Eixo Audiovisual e o apoio das Secretarias de Educação do Recife e de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO I FÓRUM CINESCOLA – INTERAÇÕES AUDIOVISUAL EDUCAÇÃO

TEMA: O OLHAR ATIVO – O AUDIOVISUAL NA APRENDIZAGEM

DIA 30 DE MARÇO DE 2012 (SEXTA-FEIRA)
19h – O cinema na escola: Inês Teixeira MG
20h – Relato: Realizando em 1 minuto: Alice Gouveia PE

DIA 31 DE MARÇO DE 2012 (SÁBADO)
9h – Elaborando um projeto para uso na escola: Lourdes Atié SP
11h - Relato de Experiências - Ponto Cine: Adailton Medeiros RJ
14h – Estimulando o olhar ativo (Relatos de Experiência)
Mídias Educativas: Laís Xavier PE
Rede Limpa de Exibição: Adailton Medeiros RJ
Aurora Filmes: Sandra Ribeiro PE
Educação Audiovisual em Portugal e na África: Raquel Pacheco RJ
Fazendo filmes em Itapissuma: Kelly Costa PE
Projeto cineCabeça: Andréa Mota PE

Serviço:
I Fórum CinEscola
Dias 30 e 31 de março
Local: Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Endereço: R. Real da Torre, 299 – Madalena
Inscrições gratuitas pelo e-mail forumcinescola@gmail.com
Informações: (81) 3463-6662 | 9924-3318

Valor do Piso Nacional dos Professores é contestado

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Notificação nº 001/2012 PJDCC, convocou o Sintepe, através de seu Presidente, para participar de audiência que aconteceu na última sexta-feira, 23, a fim de prestar esclarecimento sobre o fato de o Estado de Pernambuco não cumprir corretamente a Lei nº 11.738/08 (Lei do Piso Salarial dos Professores). O MPPE visa, assim, a instrução do inquérito civil nº 003/2012.

O SINTEPE reclama, no Ministério Público, o valor do Piso. O Estado pagará agora em março, R$ 1.451,94, para uma jornada de 40 horas semanais, com nível médio. Quando a interpretação correta da Lei, aponta para um valor de R$ 1.937, 65.

Além de não cumprir corretamente a Lei do Piso, o Governo do Estado, extinguiu, por incorporação, a gratificação adicional por tempo de serviço e a gratificação pelo exercício do Magistério (pó de giz), colocou em extinção o cargo de professor/a com nível médio, reduziu os percentuais de progressão provocando um brutal achatamento na carreira, criou uma parcela de irredutibilidade salarial (PIR) que até hoje impede que professores/as de nível médio tenham reajuste salarial. Sendo assim, continuamos com o pior salário do Brasil.

O Governo do Estado, também não cumpre a Lei do Piso no tocante à jornada de trabalho, onde deve ser observado o limite máximo de 2/3 na carga horária para o desempenho da atividade de interação com os educandos, ou seja, do Professor em sala de aula com o aluno.

O SINTEPE vai continuar cobrando do Governo à devida atenção e o devido respeito aos professores e demais trabalhadores em educação.

Fonte: http://www.educacaoelutape.blogspot.com.br/2012/03/valor-do-piso-e-contestado-no.html

sexta-feira, 2 de março de 2012

Pós-Graduação da FUNESO

Volta às aulas na Pós-Graduação da FUNESO:
Amanhã, dia 3 de março, às 8h.
Bom retorno!!!

Rede LLL Olinda

Ontem, houve uma reunião da RedeLLLOlinda (Rede do Livro, da Leitura e da Literatura de Olinda), na Biblioteca Pública de Olinda.
Aguardem definições/posicionamentos!!!

FUNESO no Facebook

Você já curtiu a página da FUNESO, no Facebook???
Curta, comente, compartilhe, publique!!!
Viva a FUNESO... todos os dias!!!
Visite o novo site: www.funeso.com.br.
Curta também a página do Curso de Letras da FUNESO, no Facebook!!!
Mexa-se... Interaja!!!

Semestre Fátima Quintas

Começou o "Semestre Fátima Quintas", no Curso de Letras da FUNESO.
Seja bem-vind@!!! Participe!!! Pesquise, questione, escreva... viva!!!
Aguarde detalhes da programação!!!

Oportunidades para estágio: Professor(a) de Inglês.

Atenção!!!
Oportunidades para estágio: Professor(a) de Inglês.
A Microlins está selecionando 11 professores de Inglês (com fluência na língua) para trabalhar em suas unidades!!!
Para participar, envie um e-mail com currículo para Taciana da Paz, coordenadora pedagogica da Microlins: jaboatao-piedade-cp@microlins.com.br, colocando no assunto: Vaga - Ganhe o mundo.
Divulgue!!! Compartilhe!!!

SEMINÁRIO DE HISTORIOLOGIA PERNAMBUCANA

No próximo dia 08 de março, às 19 horas, na sede da União Brasileira de Escritores - UBE, Rua Santana 202 - Casa Forte, Recife, haverá a instalação do “Seminário de Historiologia Pernambucana”.
A primeira apresentação será conduzida por Zuleide Duarte, discorrendo sobre o tema “Dona Brites de Albuquerque - Capitoa da Nova Lusitânia”.
Este Seminário terá frequência bimestral, sendo coordenado pelo escritor Melchiades Montenegro Filho, e aberto ao público.
Participe(m)!!!

UFPE lança curso de preparação à pós-graduação

Estão abertas as inscrições para o Curso Pré-Acadêmico de Pós-Graduação, destinado prioritariamente a negros e indígenas, de origem popular, nascidos e/ou residentes nas regiões Nordeste/Norte, e vindos de famílias com poucas oportunidades econômicas.

O curso tem como objetivo preparar candidatos aos processos de seleção da Pós-Graduação nas diversas áreas do conhecimento nas Universidades Públicas, tendo em vista a democratização do acesso aos cursos strictu sensu, na modalidade mestrado.

A primeira turma terá início em abril de 2012 no campus do Agreste, em Caruaru (UFPE/CAA). Serão disponibilizadas 30 vagas.

As inscrições se encerram no dia 15 de março e podem ser feitas de modo presencial ou via postal. Os endereços e as informações sobre o cadastramento podem ser encontrados no Edital, disponível na página da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT). Os alunos serão selecionados em duas etapas. A pré-seleção é eliminatória, e inclui a validação dos documentos, o enquadramento nos critérios do curso e análise do questionário sócio-econômico dos candidatos e candidatas. O candidato deve apresentar uma Carta compromisso, na qual deverá dissertar a respeito de suas perspectivas em relação ao curso PRÉ-PÓS, à Pós-Graduação, à carreira acadêmica e às atividades coletivas cidadãs em sua comunidade; bem como explicitar quais os benefícios que o mesmo trará para seu aprimoramento profissional e outras razões que justifiquem sua candidatura. A segunda etapa, também eliminatória, é uma entrevista, que inclui a defesa oral da carta-compromisso.

O resultado será divulgado no site da Pró-Reitoria de Extensão e em murais dos Campi Agreste e Recife da UFPE. Não serão aceitos recursos quanto aos resultados da seleção.

A UFPE é uma das 13 Instituições de Ensino Superior do país selecionadas no Concurso de Dotações para Formação Pré-acadêmica: equidade na pós-graduação, promovido pela Fundação Ford e Fundação Carlos Chagas. A Proext, coordenadora institucional do projeto, denominou o curso de PRÉ-PÓS (Pré-Acadêmico preparatório à Pós-Graduação), inserido na política institucional de democratização do acesso e de fortalecimento das ações afirmativas. É uma ação que se propõe a contribuir para ampliar o acesso aos cursos de pós-graduação strictu sensu, na modalidade mestrado, a um segmento tradicionalmente excluído do acesso à Pós-Graduação.

Mais informações:
www.ufpe.br/proext
prepos.proext@ufpe.br
Coordenação de Gestão da Extensão - CGE
(81) 2126.8609 / 8134

Sindicato dos professores diz que governo descumpriu acordo ao dividir pagamento

Do NE10
Publicado em 01.03.2012, às 17h39

Em Pernambuco, o novo piso nacional do magistério - R$ 1.451 - será retroativo a janeiro e pago neste mês de março. No entanto, o percentual do aumento de janeiro será pago em março e o de fevereiro, em abril. Diante da divisão do pagamento, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Heleno Araújo, afirmou que o Estado está descumprindo o acordo que fez com a categoria em 2011.

"Em Pernambuco, assinamos acordo e o governo se comprometeu a pagar o piso no início do ano, de acordo com a Lei 11.738, de 2008, mas esperou o Ministério da Educação anunciar o reajuste. O correto seria pagar os dois meses atrasados na folha de março", reclamou Heleno.

De acordo com o presidente do Sintepe, o Governo de Pernambuco também está deixando de lado a hora-aula atividade (das 40 horas, 26 seriam dadas em sala de aula e 14 para atividades. Atualmente, são 28 horas em sala de aula e 12 para atividades). "Está na lei, é obrigatório, mas o governo nem toca no assunto", critica.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco também defende a aplicação integral da lei do piso. Nesse caso, o valor passaria para R$ 1.937.

PARALISAÇÃO - Tudo indica que as escolas das redes municipal e estadual de ensino vão aderir à paralisação nacional prevista para os dias 14, 15 e 16 de março. De acordo com Heleno, na pauta da greve nacional estão: aumento do piso nacional para R$ 1.937; hora-aula atividade (das 40 horas, 26 em sala de aula e 14 para atividades. Atualmente, são 28 horas em sala de aula e 12 para atividades); maior percenctual para os professores com nível superior (atualmente, os professores com nível superior tem mais 5% sobre o salário) e 10% do PIB nacional para a educação (hoje, são destinados 5% e o governo federal está propondo 7% através do Plano Nacional de Educação).

A adesão à paralisação será discutida na assembleia geral realizada pelo Sintepe no próximo dia 6 de março.

Fonte: http://ne10.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2012/03/01/sindicato-dos-professores-diz-que-governo-descumpriu-acordo-ao-dividir-pagamento-329681.php

Governo de Pernambuco pagará piso para professores já em março

Do NE10
Com informações de Inês Calado, direto do Palácio do Campo das Princesas
Publicado em 01.03.2012, às 15h18

Eduardo Campos realizou coletiva de imprensa para explicar como será feito o pagamento do piso nacional.

O Governo de Pernambuco anunciou, no início da tarde desta quinta-feira (1º), que realizará o pagamento do piso salarial do magistério - aprovado pelo Ministério da Educação no início da semana - já neste mês de março. O reajuste será retroativo a janeiro. De acordo com o governador, Eduardo Campos, o aumento de janeiro será pago em março e o de fevereiro, em abril.

O valor será de R$ 1.451 para os profissionais de nível médio com jornada de 200 horas aula. Docentes com nível superior receberão R$ 1.524,53. O aumento vale para os mais de 70 mil professores da rede estadual de ensino.

Com o reajuste de 22,22%, todas as redes públicas de ensino do País devem pagar no mínimo essa quantia para um professor que faz jornada de 40 horas semanais. Desde o início, o anúncio do novo piso foi visto com preocupação pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O aumento de 22,22% deve gerar um impacto financeiro de cerca de R$ 5,4 bilhões para as cidades.

Em Pernambuco, o pagamento da folha dos professores vai representar R$ 299,83 milhões em 2012. De acordo com Eduardo Campos, um projeto de lei complementar foi encaminhado nesta quinta-feira para a Assembleia Legisvativa, fixando os novos valores de vencimento-base dos docentes.

Fonte: http://ne10.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2012/03/01/governo-de-pernambuco-pagara-piso-para-professores-ja-em-marco-329633.php