Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Amplie seus horizontes... Faça pós-graduação na FUNESO.

A FUNESO está começando novas turmas de seus cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, neste mês de março.
Há cursos em várias áreas de conhecimento (Administração, Biologia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia).
Os cursos oferecidos - bem como todas as informações referentes à documentação necessária, aos valores, às disciplinas etc. - estão disponíveis no site www.funeso.com.br/posgraduacao.

Na área de Letras, há os cursos de "Práticas pedagógicas aplicadas à Língua Portuguesa" e "Linguística do texto e do discurso" - coordenados por mim.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3054-1984.

Mais do mesmo...

O ano letivo na rede pública estadual de ensino teve início no dia 2 de fevereiro.
E até agora muitas das escolas estaduais estão sem muitos professores (notadamente de Português e Matemática).
Os alunos têm ido às escolas assistir a uma ou duas aulas (quando têm) e são liberados em seguida.
O descompromisso e o desrespeito do governo estadual para com o alunado continua o mesmo dos últimos anos.
Alunos sem professores se desmotivam ainda mais... e as consequências podem ser danosas para a continuidade do ano letivo.
Mas, o governo de Pernambuco está mais preocupado em investir em propaganda; divulgando dados referentes a uma pequena parcela de escolas - como se elas fossem a realidade de todas as escolas estaduais.
Mais uma vez enrolado na sua própria burocracia, o governo deixou de convocar os concursados aprovados em 2008 e realizou uma seleção para contratar professores - contrariando determinação do Ministério Público. Isso gerou protestos e forçou o governo a voltar atrás e cumprir a lei. Assim, o encaminhamento de professores tornou-se um martírio.
E esse martírio foi reforçado pelo excessivo número de professores devolvidos às GREs, neste início do ano, devido ao fechamento de turmas regulares e criação de turmas do Programa Travessia em várias escolas.
Diariamente, há conflitos, desencontros e desentendimentos nas regionais de Educação, por falta de informação, de educação e de respeito para com os professores.
Além disso, o governador não sinalizou ainda com a revisão do Plano de Cargos e Carreiras, não adiantou nada acerca de reajustes salariais, não implantou definitivamente o Piso Nacional, entre outras tantas questões que tulmutuam o cotidiano escolar.
Enquanto isso, os alunos de muitas escolas estaduais ficam sem aulas. E é sabido que as reposições (quando acontecem) não cumprem fielmente o seu papel.
Ou seja, continua tudo na mesma. É sempre mais do mesmo!!!

Concurso para a Prefeitura de Olinda

A Prefeitura de Olinda abriu, hoje (dia 16), inscrições para um concurso com 344 vagas.
As inscrições seguem até 13 de março, pelo site www.upenet.com.br.
As provas acontecem no dia 3 de abril de 2011.
Há vagas para diversas funções nas áreas de administração, fazenda, justiça, saúde e educação (em nível superior). Mas, também, há vagas para o nível médio e técnico.
Na área de educação, há 50 vagas para professor das séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) e 50 vagas para diversas disciplinas das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos), inclusive Música.
Para as áreas de Português e Espanhol, há 5 vagas (cada). Para Inglês e História, há 2 vagas (cada).
Mais informações no site www.upenet.com.br.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

1ª Assembleia dos Professores do Estado - PE

Acontece, hoje (14/02), a partir das 9 h., a 1ª Assembleia do ano para os Professores do Estado.
Na pauta, estão as reivindicações referentes ao cumprimento integral da Lei do Piso Nacional, ao reajuste salarial, à melhoria das condições de trabalho nas escolas públicas estaduais, à retomada do PCC, aos desmandos provocados por gestores de escolas e das GREs, à fala do Secretário de Educação, entre outros elementos necessários a uma melhoria na educação pública e de qualidade para todos.
Acompanhe os resultados no site do SINTEPE (www.sintepe.org.br) e no blog do Alternativa SINTEPE (www.alternativasintepe.blogspot.com).

Central, campeão simbólico do 1º turno do Pernambucano 2011

O Central, de Caruaru, sagrou-se no domingo passado Campeão simbólico do 1º turno do Campeonato Pernambucano de Futebol 2011.
Apesar de haver concluído a última rodada com vitória (de 3x1 sobre o Vitória) e estar com 4 pontos de vantagem sobre os demais concorrentes diretos ao título, o Central não pode comemorar o feito de ser campeão de um turno do torneio de futebol. Algo inédito para nós.
Tudo porque o Campeonato Pernambucano não tem mais 1º e 2º turnos, como acontece em alguns dos melhores campeonatos do país. Graças aos desmandos da Federação Pernambucana de Futebol que mudou consecutivas vezes o regulamento e extinguiu os turnos do certame.
Agora o campeonato é estruturado em pontos corridos, com turno e returno, com os quatro melhores times passando às finais. Isso sem falar numa tabela apertadíssima, que levou os times a disputarem 7 jogos em apenas 15 dias.
Absurdos à parte: Parabéns ao Central. Pelo título simbólico.
Espero que, agora, eles passem a receber melhor os visitantes que procurarem o clube como ponto turístico da cidade de Caruaru.
E parabéns também ao Porto (maior rival do Central, em Caruaru) pela bela campanha também!!!

Dica de cinema

Estreou nesse final de semana o filme "O discurso do Rei".
De Tom Hooper, com Collin Firth e Helena Bonham Carter, esse drama teve 12 indicações para o Oscar. E deve faturar alguns prêmios.
Em cartaz nos cinemas dos shoppings.
Vale a pena conferir!!!

Espetáculo: "Fio invisível da minha cabeça"

Baseado na obra de Caio Fernando Abreu, o espetáculo "Fio invisível da minha cabeça", da Cia. do Autor Nu, faz suas duas últimas apresentações no Teatro Apolo, no sábado (19), às 20h., e no domingo (20), às 19h.
A adaptação e a direção são de Breno Fittipaldi. E a interpretação é de Henrique Ponzi. E o tema é a busca da felicidade.
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).
Local: Teatro Apolo. Rua do Apolo, 121. Bairro do Recife.
Informações: 3355-3220.

Cine Clube do MAC

O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco retoma as atividades cineclubísticas, em fevereiro.
De quinta-feira (17) até sábado (19), sempre às 18h., a programação traz uma mostra especial apresentada pela ONG Moinho de Cinema da Paraíba.
Na programação, filmes premiados como "Depois da curva" e "Terra erma".
Local: Rua Treze de Maio, 157. Varadouro. Olinda.
Mais informações pelo telefone: 3429-2587.