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quinta-feira, 29 de abril de 2010

Todos pela educação.

Participe(m) do Movimento "Todos pela educação".
Entre(m) no site (
www.todospelaeducacao.org.br) e informe(m)-se!!!
A Educação também conta com você(s)!!!

O leitor ideal


O leitor ideal para o cronista seria aquele a quem bastasse uma frase.
Uma frase? Que digo? Uma palavra!
O cronista escolheria a palavra do dia: “Árvore”, por exemplo, ou “Menina”.
Escreveria essa palavra bem no meio da página, com espaço em branco para todos os lados, como um campo aberto aos devaneios do leitor.
Imaginem só uma meninazinha solta no meio da página.
Sem mais nada.
Até sem nome.
Sem cor de vestido nem de olhos.
Sem se saber para onde ia. . .
Que mundo de sugestões e de poesia para o leitor!
E que cúmulo de arte a crônica! Pois bem sabeis que arte é sugestão. . .
E se o leitor nada conseguisse tirar dessa obra-prima, poderia o autor alegar, cavilosamente, que a culpa não era do cronista.
Mas nem tudo estaria perdido para esse hipotético leitor fracassado, porque ele teria sempre à sua disposição, na página, um considerável espaço em branco para tomar seus apontamentos, fazer os seus cálculos ou a sua fezinha. . .
Em todo caso, eu lhe dou de presente, hoje, a palavra “Ventania”.

QUINTANA, Mário. In: Porta giratória. São Paulo: Globo, 1988.

Ler é um prazer... Quem lê, viaja!!!

Visite os seguintes sites e viaje pelas páginas do prazer:

Brasiliana: www.brasiliana.usp.br.

Domínio público: www.dominiopublico.gov.br.

Laboratório de Crítica - 2ª edição.

A literatura e o teatro ganham mais um espaço para debates.

O projeto Laboratório de Crítica cria uma nova forma de abordagem em torno deste temas, propondo o exercício da crítica entre leitores, escritores, jornalistas e críticos literários.

O projeto, que faz parte do programa de extensão da Universidade de Federal de Pernambuco, é uma iniciativa da FreePorto e conta com o patrocínio Sindicato de Professores do Estado de Pernambuco - SINPRO-PE, e o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife.

A cada encontro, dois convidados conversam com um crítico do Laboratório e com a plateia sobre um tema específico ligado à crítica.
O talk show contará com seis edições sempre às segundas terças-feiras de cada mês.

A segunda edição acontece no dia 11 de maio, a partir das 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho, e traz o tema “Onde está o crítico de teatro?”.

Participam do programa o professor Luiz Reis (UFPE) e a jornalista Ivana Moura, editora do Diario de Pernambuco, mediados por Cristiano Ramos (Opinião Pernambuco), um dos curadores do projeto, ao lado de Wellington de Melo (FreePorto), Bruno Piffardini (FreePorto), Cristhiano Aguiar e Jomard Muniz de Britto.

Na primeira edição, que aconteceu no dia 13 de abril, o debate girou em torno da função do crítico com o tema “Crítica para quê?”. Os convidados foram o Prof. Dr. Anco Márcio Tenório e o jornalista Schneider Carpegianni e a mediação do debate ficou por conta de Cristhiano Aguiar.

Além de participar dos encontros, os críticos do Laboratório produzem conteúdo para uma revista eletrônica que é atualizada a cada edição. O público pode participar das discussões, seja pelo site do projeto (www.olaboratorio.wordpress.com), seja durante as edições, que serão gravadas e publicadas na web.

A entrada para o programa Laboratório é gratuita. As inscrições para ter direito ao certificado podem ser feitas através do site. Lá o público também pode participar das discussões prévias sobre o tema, comentando os textos da revista Laboratório.

Mais informações: (81) 9278-0618.
Site: www.olaboratorio.wordpress.com.
Twitter: @olaboratorio.

Pernambuco - Suplemento Cultural

Navegue pelas páginas da cultura...
Acesse a versão digital do Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado de Pernambuco:
www.suplementopernambuco.com.br.

I Concurso Nacional CEPE de Literatura Infantil e Juvenil

A Companhia Editora de Pernambuco está com inscrições abertas para o I Concurso Nacional CEPE de Literatura Infantil e Juvenil, de 1º/04/2010 a 30/06/2010.

Os originais deverão ser endereçados à Companhia Editora de Pernambuco – CEPE, Rua Coelho Leite, 530, Santo Amaro – Recife – PE – CEP: 50100-140.

Os textos da modalidade infantil são destinados a leitores de seis a 10 anos e da juvenil a adolescentes entre 11 e 16 anos.

Os prêmios serão de R$ 8 mil para o primeiro colocado de cada categoria; R$ 5 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro.

A comissão julgadora será composta de cinco membros: quatro especialistas em literatura infanto-juvenil e um representante da CEPE.

Mais informações pelos telefones: (81) 3183.2700 / 0800.0811201; ou no site:
www.cepe.com.br.

Concurso Literário da Cidade de Vitória de Santo Antão

A Editora Velino, com objetivo de homenagear o ilustre escritor pernambucano Melchesedec e de incentivar a produção literária em todo o território nacional, abre inscrições para o I Concurso Literário da Cidade de Vitória de Santo Antão / Prêmio Escritor Melchesedec de Literatura - 2010.

As inscrições são gratuitas e se realizarão no período de 10 de Abril a 10 de Maio de 2010, enviadas pelos correios e endereçadas ao:

Concurso Literário da Cidade de Vitória de Santo Antão /
Prêmio Escritor Melchesdec de Literatura Editora Velino
Rua Valóis Correia, nº 52 – 1º Andar - Matriz.
CEP: 55602-060 - Vitória de Santo Antão / PE.

MAIORES INFORMAÇÕES:
Editora Velino. Fone: (81) 3523-1309.
Site: http://www.editoravelino.com.br/concurso.

Poema 2: "Noite"

NOITE
Francisco Mesquita.

Anoiteceu – repentinamente...
Via ruir sentidos.
Buscava entender: razões, complicações, ações.
Por quê? Ressoava alto, ecoava...

Sentar, chorar,... desistir.
Verbos de fácil conjugação, mas longa dicção.
Entre os barulhos do silêncio
Ousava encontrar rimas obscuras.

Os escuros se alternavam, tonalizavam-se.
Ante as incertezas...
O mundo era um gênesis às avessas.
Mas, nele havia a Separação.

Queria despertar – em adeus...
O sentimento mascava-se com força.
Por quê? Ecoava alto, ressoava.

Tanto brilho desfeito... rarefeito...
Solto pelo chão – mandamentos.
Repassava os dias como em tela.

Procurava, em sonhos, só uma resposta...
Quando desanoitecerá o amor?!

* * * * *
Francisco Mesquita é Professor, Poeta e Crítico Literário. Seu livro de poemas - Poesia prima - foi publicado em 2001, com prefácio de Lourival Holanda e posfácio de Ligia Militz da Costa, pela editora Pernambuco.

Poema 1: "O encontro"

O ENCONTRO
Francisco Mesquita.

Cercado por tomos de sabedoria
Espantado busco uma palavra
Simples, doce, entre tantas.
Não a encontro.

Isolado por tantos sonhos
Magoado procuro a forma
Composta, salgada, entre poucas.
Não a encontro.

Castigado por todos e solto
Ensimesmado capto um som
Um só, aguado, entretanto
Não o encontro.

Instigado por tenras soluções
Machucado sinto o verso
Muito, azedo, entrecortado.
Não o encontro.

Cansado por tuas seqüências
Enfileirado pouso a pausa
Uma parada, entre tudo.
Não. O encontro.

* * * * *

MESQUITA, Francisco. O encontro. In: Poesia Prima. Recife: Pernambuco, 2001. p. 27.

* * * * *

Francisco Mesquita, Professor, Poeta e Crítico Literário, é autor do livro de poemas Poesia Prima (2001) e co-autor dos livros de ensaios Retratos de Cecília Meireles (2001) e Mosaico Cultural (2004).

Cursos do Programa Estudos da Cultura na FUNDAJ

DIRETORIA DE CULTURA
COORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DIFUSÃO CIENTÍFICO-CULTURAL (CADIF)

PROGRAMA ESTUDOS DA CULTURA:
FORMAÇÃO EM ARTE E CULTURA CONTEMPORÂNEAS


SEMINÁRIOS AVANÇADOS 2010

OBJETIVO GERAL: Estabelecer um espaço de reflexão e produção, na forma de seminário avançado, que estimule a discussão e formulação de pensamento crítico e conceitual sobre temáticas relacionadas à cultura contemporânea. Os cursos oferecidos irão propiciar o estudo, a pesquisa, a produção e difusão do pensamento crítico e conceitual sobre diversos aspectos da contemporaneidade, estabelecendo relações entre os diversos campos do conhecimento e as diversas linguagens utilizadas no campo da cultura. O programa atende a missão de formação e capacitação de profissionais.

CURSO 1: HISTÓRIA, CULTURA E PÓS-MODERNIDADE: AS SEDUÇÕES DO EFÊMERO

Pretende discutir os problemas históricos da contemporaneidade, dentro da articulação da modernidade com as perspectivas de redefinição de seus paradigmas e dos seus projetos, enfatizando alternativa da comunicação dos saberes como caminho para construir novas trilhas para a produção da Cultura e da História e a possibilidade de romper com as fronteiras que limitam a interdisciplinaridade.

PROFESSOR: ANTONIO PAULO REZENDE – É Pós-doutor em História pela Universidade de São Paulo –USP. Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade Federal de Pernambuco e consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e da FAPESP, membro do conselho editorial das revistas SAECULUM-PROGRAMA DE PÓS EM HISTÓRIA UFPB e da - CLIO-NORDESTE-HISTÓRIA-PROGRAMA DE PÓS-HISTÓRIA-UFPE. Atua como líder do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Modernidade ligado ao CNPQ. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cultura, imaginário, modernidade e cidade.

PERÍODO: 12 de maio a 21 de julho de 2010

VAGAS: no máximo 20 alunos

HORÁRIO: quartas-feiras, das 14h às 18h.

CURSO 2: E SE AS IMAGENS NÃO EXISTISSEM? DISCUTINDO REGISTROS VISUAIS E SUAS PASSAGENS ENTRE ARTE, ÉTICA E ENCANTAMENTO

O curso se propõe a refletir sobre a produção e interpretação de registros visuais pré-fotográficos, fotográficos e pós-fotográficos. Esses registros são também imagens que conferem significação aos sentidos do mundo. Assim, como uma transvisão, eles se integram de tal forma à coisa criada que vemos muito mais as imagens como objetos, questionando se ela é ou não é fabricação e preterindo o lugar do observador. Por isso é que, no mundo contemporâneo, estas reflexões merecem a ação investigativa dos mais variados campos do saber.

PROFESSORA: FABIANA BRUCE - Doutora em História (2005-UFPE) e mestre em Antropologia (1998-UFPE) Atualmente é professora adjunta I (História Moderna e Contemporânea) do Curso de História, do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco - DLCH/UFRPE e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura Regional/UFRPE. Tem experiência na área de pesquisa e ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, patrimônio cultural, teoria e história da fotografia, teoria da imagem e ensino de história.

PERÍODO: 07 de maio a 23 de julho de 2010

VAGAS: no máximo 20 alunos

HORÁRIO: sextas-feiras, das 14h às 18h.

CURSO 3: CRÍTICA E VALOR CULTURAL

Que critérios são acionados quando falamos de qualidade artística? O que define o bom gosto, o mau gosto, o belo, o kitsch, o brega, o tosco? O que está em jogo quando julgamos produtos culturais? Quem diz que o que é bom ou ruim? Será que o conceito de “arte” ainda é válido para aferir qualidade estética? Essas questões formam a base das motivações para a discussão de estratégias de avaliação estética dos produtos culturais e artísticos. No curso, serão debatidos casos da música, do cinema, da literatura e da televisão (e outros) nos quais o julgamento de valor estético se materializa em críticas e argumentos que evocam pertencimentos, identidades, filiações e rejeições. Espera-se contribuir para o aprofundamento das análises e dos debates sobre qualidade cultural, adensando estratégias argumentativas e problematizando pontos de vista estáticos, moralistas ou conservadores que perpassam a esmagadora maioria da atividade de crítica cultural em sites, blogs, jornais, revistas, televisão e até mesmo em conversas cotidianas em bares, cabeleireiros, supermercados, almoços familiares e festas.

PROFESSOR: FELIPE TROTTA - Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Bacharelado em Música - Habilitação em Composição (Uni-Rio, 1996), Mestrado em Música (Uni-Rio, 2001) e Doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ, 2006). Como pesquisador, tem desenvolvido principalmente temas ligados à circulação da música na sociedade, interpretando as relações entre estética e mercado, consumo e experiência cultural, sobretudo nos aspectos relacionados às estratégias de construção de valor.

PERÍODO: 02 de agosto a 18 de outubro de 2010

VAGAS: no máximo 20 alunos

HORÁRIO: segundas-feiras, das 14h às 18h

CURSO 4: CORPO E CULTURA

O objetivo deste curso é promover uma discussão acerca das transformações e influências que o corpo humano vem sofrendo no mundo contemporâneo, reconhecendo as ambigüidades que circulam entre suas práticas. Em algumas circunstâncias o corpo é o protagonista do discurso da qualidade de vida, do cuidado de si, da boa forma e do bem-estar. Ao mesmo tempo, o corpo se torna palco de constrangimentos justificados pelos mitos à beleza, magreza e eterna juventude. Pretendemos abordar temáticas que ajudem a identificar alguns elementos que colocam o corpo nesse e em outros paradoxos contemporâneos, onde, por um momento, ele é adorado como imagem e em outras circunstâncias suas formas e práticas são consideradas praticamente um desvio de conduta. Para tanto, convidamos os interessados a lançar um olhar sobre as relações que são travadas sobre o corpo, através de uma perspectiva histórica, pedagógica e social.

PROFESSORA: MARIA HELENA LIRA – É mestre em Educação (UFPE-2009) e possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2005). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e professora substituta da mesma instituição, com experiência na área de Educação e Educação Física, pesquisando temas relacionados à corporeidade e a educação.

PERÍODO: 04 de agosto a 27 de outubro de 2010

VAGAS: no máximo 20 alunos

HORÁRIO: quartas-feiras, das 14h às 18h

Obs.: Os coordenadores dos cursos formularão convites a outros profissionais especializados nos temas enfocados para que se engajem nas discussões com o grupo em sessões específicas.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

Cursos 1 e 2, até o dia 30 de abril (presencial).
Cursos 3 e 4, até 2 de julho (presencial).

Ficha de Inscrição disponível no site:
http://www.fundaj.gov.br/.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes da graduação e pós-graduação, artistas, jornalistas, pesquisadores, curadores, críticos e professores.

DURAÇÃO: Encontros semanais durante três meses.

VALOR: Gratuito.

Documentação:
- Ficha de inscrição preenchida. Disponível no site
http://www.fundaj.gov.br/.
- Currículo atualizado com foto.
- Carta de intenção.

LOCAL: Coordenação de Capacitação e Difusão Científico-Cultural – CGCADIF

Rua Henrique Dias, 609. Derby. Recife-Pernambuco. CEP: 52010-100

Fone: 81. 3073-6659/81. 3073-6670 / E-mail: cadif@fundaj.gov.br

Exposição "Joaquim Nabuco: Brasileiro, cidadão do mundo"

O Instituto Cultural Banco Real, localizado na Av. Rio Branco, 23, Recife Antigo (em frente ao Marco Zero), está instalando a Exposição "Joaquim Nabuco: Brasileiro, cidadão do mundo", em homenagem ao centenário de morte do autor/abolicionista. Essa exposição, que esteve recentemente no Rio de Janeiro, conta com obras do acervo da família de Joaquim Nabuco, da FUNDAJ, do Museu Histórico Nacional e do Arquivo Nacional, e estará aberta à visitação pública de 30 de abril até 11 de julho de 2010, das 14h. às 20h. (de terça a quinta-feira) e das 14h. às 22h. (de sexta a domingo).
A entrada é gratuita.
Mais informações: 3224-1110.

sábado, 24 de abril de 2010

Fotos!!!

No meu Orkut, há várias fotos das aulas, dos encontros e de outras atividades realizadas por mim!!! Há também uma comunidade "Professor Francisco Mesquita"!!! Visitem!!! Abraceijos!!!

Contribuições para o Suplemento Cultural Pernambuco

Prezados Poetas,
O Pernambuco - Suplemento Cultural do Estado, cujo editor é o jornalista e escritor Raimundo Carrero abre espaço para os poetas.
Gostaríamos de contar com a colaboração de todos.
Podem mandar os poemas, de preferência os INÉDITOS.
Atenciosamente,
Marilene Mendes.
Editora do PERNAMBUCO: Saber+
CEPE - Cia. Editora de Pernambuco.
Fone 3217-2597 ou 2598 (das 8 às 13h)
Celular 9972-3596.
Fonte: http://www.interpoetica.com/eventos.

Quarta às Quatro, na UBE-PE

O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da União Brasileira de Escritores - UBE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às quartas-feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Casa Forte. (Próximo ao Quartel do CPOR.)
Participação gratuita.
Informações pelo fone 3441-7488.

Encontro: Café com poesia

Encontros de poetas e escritores na Biblioteca da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco.
Para este evento, são convidados poetas e escritores tanto da Assembléia quanto da comunidade, visando a divulgação do trabalho dos mesmos.
É servido um café da manhã, acompanhado de música, recitais e homenagens.

Data: Todas as últimas quintas-feiras de cada mês.
Horário: 9h.
Local: Biblioteca da Assembléia Legislativa, anexo I, 6º andar.
Inscrição: (81) 3217-2252.

Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira

O Plano de Ação do laboratório de Autoria Ascenso Ferreira, do SESC Santa Rita, Recife/PE, para o ano de 2010 etá centrado em dois eixos: a Literatura Brasileira, com destaque para a produção pernambucana, e a Literatura Africana de Língua Portuguesa. O eixo de literatura brasileira traça sua centralidade no processo criativo, nas suas diversas formas, a partir da promoção de oficinas de criação e apresentações de escritores com presença de poetas, declamadores, contadores de histórias e performers; já o eixo da literatura africana aposta na formação do público participante nos minicursos oferecidos.

Programação de Abril:

Dia 29, às 19h30min.
Abertura do Plano de Ação Estético Literário do Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira - Literatura Brasileira.
Local: Salão de Festas do 3º andar (SESC Santa Rita).
Convidado/Mediador: Prof. Lourival Holanda - PE.
Tema: Affonso Romano de Sant'Anna: o crítico e o poeta.
Convidado: Escritor Affonso Romano de Sant'Anna - RJ.
Tema: Que país é este?/Que poeta é este?, Uma conversa sobre poesia e vida social.

Dia 30, às 19h30min.
Abertura do Plano de Ação Estético Literário do Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira - Literatura Africana de Língua Portuguesa.
Local: Salão de Festas do 3º andar (SESC Santa Rita).
Convidada/Mediadora: Profa. Zuleide Duarte - PB.
Tema: A emergência dos estudos africanos e o papel pioneiro de Rita Chaves.
Convidada: Profa. Rita Chaves - SP.
Tema: África e Brasil: trãnsitos culturais.
Convidada/Mediadora: Profa. Elisalva Madruga - PB.
Tema: A Negritude na poética africana de língua portuguesa.

Serviço:
Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira
SESC - Unidade Santa Rita.
Rua Cais de Santa Rita, 156. São José. Recife-PE.
Supervisora de Cultura: Rita Marize Farias.
Telefone: (81) 3224-7577 (Ramal-214).

Mais informações: http://www.sesc-pe.com.br/laboratorio_ascenso_ferreira.

domingo, 18 de abril de 2010

Literatura (Sentidos, Classificação e Recursos)

LITERATURA
(Do Latim: littera, -ae. Significa: letra; palavra; texto)


SENTIDOS:
1) Lato:
a - Texto (tecido; escrita).
b - Qualquer tipo de texto, qualquer conjunto de textos.
c - Bibliografia (referências).

2) Stricto:
a - Arte da palavra.
b - Poemas, contos, romances etc.
c - Literatura: brasileira, moderna, infantil...


CLASSIFICAÇÃO:
1) Texto Não-Literário:
a - Linguagem comum (coloquial ou formal), cotidiana, didática, científica...
b - Tipos: didático, informativo, prático, injuntivo, não-verbal, paradidático...
c - Finalidade: informar, ensinar, explicar...

2) Texto Literário:
a - Linguagem trabalhada artisticamente; forma que foge ao senso comum...
b - Tipos: romance, novela, conto, crônica; soneto, ode, canção, poemas de forma livre...
c - Finalidade: formar, divertir, dar prazer...


RECURSOS:
1) Denotação:
a - Realidade; fato.
b - Objetividade.
c - História

(O que aconteceu).
2) Conotação:
a - Invenção; criação.
b - Subjetividade.
c - Imaginação; ficção
(O que poderia ter acontecido).

PIBIC na FUNESO

O QUE É O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA?
Pode-se dizer que a Pesquisa é a base do conhecimento. Assim sendo é importante que o Ensino Superior, mais que o Básico, incuta em seus usuários a prática da pesquisa, pois não se concebe uma instituição de Ensino Superior sem essa prática.
Acreditando nesse pressuposto a Coordenação do Núcleo de Pesquisas e Convênios FUNESO / UNESF decidiu implantar um programa de Iniciação Científica baseado em uma de suas Diretrizes de seu Projeto Político Pedagógico – a pesquisa como princípio Educativo da Prática Docente – demonstrando que o Ensino deve ser fundamentado na realidade, o que trará para o aluno uma maior competência na resolução dos problemas que terá de enfrentar quando estiver no exercício de sua profissão.


COMO PARTICIPAR?
O aluno que quiser participar do processo de seleção para o Programa de Bolsa de Iniciação Científica deve se encaminhar à sala do PIBIC (ao lado do setor financeiro) com uma idéia formada da área ou linha de pesquisa que optou.
A inscrição será feita mediante a entrega em mãos do formulário específico, devidamente preenchido, assinado e acompanhado da documentação exigida, onde será protocolada. A documentação exigida consta de:

• Projeto de pesquisa;
• Curriculum vitae, modelo Lattes do CNPq (www.cnpq.br), do(s) aluno(s) bolsista e voluntário(s);
• Termo de Compromisso do Orientador e de cada aluno;
• Histórico escolar reduzido (de cada aluno);
• Cópia do RG e CIC (de cada aluno).
A renovação da bolsa não é automática, devendo ser requerida no início de cada ano, quando do novo período de inscrição.
Os projetos encaminhados para análise e que envolvam direta ou indiretamente os seres humanos, conforme a Resolução nº 196/96 do Ministério da Saúde, deverão cumprir as exigências dos Comitês de Ética em Pesquisa, onde, além do formulário padrão, deverá conter:

- Análise crítica de riscos e benefícios;
- Critérios de inclusão e exclusão;
- Folha de Rosto (Modelo do Ministério da Saúde);
- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

PROCESSO DE SELEÇÃO
A seleção será realizada pela Comissão de Iniciação Científica da Coordenação de Pesquisas da FUNESO, composta por professores doutores ou mestres que façam parte do quadro funcional da FUNESO que julgará os projetos de acordo com critérios a serem definidos pela Coordenação do Núcleo de Pesquisas da Instituição. A consultoria ad roc poder´vir a ser um dos recursos para a concessão da quota de bolsa solicitada.Obs.: nota inferior a 7,0 no projeto, ou no plano de trabalho, ou no relatório ou no EIC da FUNESO, eliminará o candidato do processo.Para efeito de concessão de bolsa(s), serão avaliados:

• Projeto de pesquisa – peso 3;
• Plano de trabalho – peso2;
• Curriculum vitae (Lattes) do orientador – peso 3;
• Histórico escolar do aluno – peso 2.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PIBIC?
a) Incentivar a participação dos estudantes de graduação em projetos de pesquisa, para que desenvolvam o pensamento e a prática científicos com a orientação de pesquisadores qualificados;

b) Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo acadêmico, otimizando a capacidade de orientação à pesquisa;
c) Qualificar recursos humanos para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo;
d) Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;
e) Contribuir para que, na próxima década, diminuam as disparidades regionais na contribuição das competências científicas no país;
f) Estimular o aumento da produção científica.

FALE COM O PIBIC
O Programa de Bolsa de Iniciação Científica funciona de 9h às 15h.

O núcleo de atendimento se localiza no Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Para falar conosco ligue (81) 3054-1968 / 3054-1990 Ramal 2003, ou mande e-mail para pesquisa.funeso@uol.com.br ou pibic@funeso.com.br.

Semana de Enfermagem na FUNESO

Em comemoração à Semana de Enfermagem, o Centro de Ciências da Saúde da FUNESO estará realizando palestras e mesas redondas com o tema "O poder do cuidado".
Dia: 11 de maio de 2010.
Local: Auditório Pedagogia.
Horário: 8h às 17h.

O que a Literatura pode ensinar?!

“As coisas que a literatura pode buscar e ensinar são poucas, mas insubstituíveis: a maneira de olhar o próximo e a si próprios, de relacionar fatos pessoais e fatos gerais, de atribuir valor a pequenas coisas ou a grandes, de considerar os próprios limites e vícios e os dos outros, de encontrar as proporções da vida e o lugar do amor nela, e sua força e seu ritmo, e o lugar da morte, o modo de pensar ou de não pensar nela; a literatura pode ensinar a dureza, a piedade, a tristeza, a ironia, o humor e muitas outras coisas assim necessárias e difíceis. O resto, que se vá aprender em algum outro lugar, da ciência, da história e da vida, como nós todos temos de ir aprender continuadamente.” (Ítalo Calvino, Assunto encerrado – Discursos sobre literatura e sociedade. No prelo.)

Leia(m) também o livro Quem ama literatura não ensina literatura, de Joel Rufino dos Santos (São Paulo: Rocco, 2008.).

Curriculum Lattes do Prof. Francisco Mesquita

Este é o endereço do Curriculum Lattes do Professor Francisco Mesquita: http://lattes.cnpq.br/0831604493501857.

Poesia x Poema: (Des)Semelhanças

RELAÇÕES ENTRE “POESIA” E “POEMA”

“Um poema é uma obra. [...] O poético é a poesia em estado amorfo; o poema é criação, poesia que se ergue. [...] O poema não é a forma literária, mas o lugar de encontro entre a poesia e o homem.” (PAZ, 1982, p.17)

POESIA:

1) É abstrata.
2) É o que está por trás do texto; as imagens.

3) É sentimento, emoção, sensação, beleza, estranahamento.

POEMA:
1) É concreto.
2) É o próprio texto; as palavras em harmonia
3) É o texto escrito: soneto, haicai, ode, balada, epopéia etc.

Obs.1: Há “poesia” num romance, num filme, numa pintura, numa paisagem, numa pessoa. E num poema também. Tudo pode transmitir “poesia”; tudo pode apresentar sensações poéticas.

Obs. 2: Ninguém lê (decodifica) “uma poesia” (sic) escrita (?); pois, ela não tem forma; só se sente a beleza, a emoção, o prazer. Só se lê (escreve, declama) “poemas” (textos) de Manuel Bandeira, Mário Quintana, Drummond etc.

Obs. 3: Não se pode dizer/escrever “as poesias”, nem “uma poesia”. E sim: “os poemas” modernos, “um poema” romântico...

Obs. 4: Só se pode falar em “poesia”, quando está referindo-se ao conjunto da obra de um poeta, a um momento. Exs.: A poesia de João Cabral é muito trabalhada. A poesia de Vinícius de Moraes é bastante diversificada. A poesia do final do século XX é inclassificável.

Referências:
MOISÉS, Massaud. A criação literária: poesia. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 1987.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. 2. ed. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
SILVA, Domingos Carvalho da. Uma teoria do poema. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

Mudanças na Matriz Curricular dos Cursos de Graduação na FUNESO

Os Cursos de Graduação da FUNESO estão promovendo modificações nas suas matrizes curriculares, visando à modernização dos seus currículos. Tais modificações deverão ser colocadas em prática já no 2º semestre de 2010, para os alunos ingressantes pelo Vestibular 2010.2, a ser realizado em julho. Aguardem e confiram as novidades no site www.funeso.com.br.

Ciclo de Estudos Linguísticos Literários da FACHO

O Ciclo de Estudos Linguísticos Literários - da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda / FACHO - é uma realização do Curso de Letras que já se encontra em seu 10º ano.
Trata-se de um momento de reflexão sobre diferentes temáticas ligadas às áreas de Linguística e de Literatura.
Este ano o tema escolhido foi "Língua, Literatura e Educação Indígena".
Será composto por duas mesas redondas, uma no dia 27 às 19h00 e a outra no dia 28, no mesmo horário.
Serão palestrantes, no dia 27, as Professoras Suzana Paulino, Dulce Porto e Glaúcia Nascimento e no dia 28, as Professoras Stella Teles, Graça Graúna e Adair Palácio.
As inscrições estão sendo feitas na própria FACHO.
Você deve procurar Iracema na Escolaridade ou Ana Lúcia na Coordenação de Letras.
O horário de inscrição é das 14h00 às 18h00.
Estarão abertas até o dia 26 de abril.
Informações (via -email): Cristina Botelho - Coordenadora do Curso de Letras da FACHO.

Artigo científico

Orientações para a produção de Artigos Científicos. (Parte 1)

O artigo deve ser produzido como uma "dissertação comum", com introdução, desenvolvimento e conclusão. Isso deve dar, no mínimo, de três a cinco páginas!!!
Contudo, esses elementos (I+D+C) devem estar dispostos de acordo com o modelo xerocopiado/enviado (conforme a ABNT NBR 6022/2003).

Os elementos mínimos obrigatórios num artigo são os seguintes:
1) TÍTULO (e SUBTÍTULO, quando houver necessidade): O título deve "vender" a ideia do texto, de forma indireta, sugestiva.
2) NOME e CREDENCIAIS: Nome completo; seguido de algumas informações profissionais (um breve currículo) e e-mail.
3) RESUMO e PALAVRAS-CHAVE: Síntese das ideias principais do artigo; seguido de algumas (3 a 5) palavras-chave.
4) INTRODUÇÃO (Deve aparecer esse nome, em maiúsculas, centralizado): Aqui, deve-se caracterizar o assunto, apresentando a delimitação do tema, o encaminhamento a ser dado ao texto, entre outras antecipações.
5) DESENVOLVIMENTO: Deve-se criar subdivisões (e subtítulos), enumerando (1, 2, 3 etc.) cada uma das partes principais do artigo. Aqui, devem ser apresentados: argumentos, citações, dados, exemplos etc., que comprovem a utilidade, a hipótese levantada inicialmente sobre o tema.
6) CONCLUSÃO (Deve aparecer esse nome, em maiúsculas, centralizado): Aqui, deve ser feita uma retomada dos principais tópicos do artigo, acrescida das descobertas, comprovações, sugestões, críticas etc.
7) REFERÊNCIAS: Lista dos textos que serviram de "inspiração", apoio à produção do artigo.
Além desses, vocês podem colocar os demais elementos descritos na ABNT e no modelo apresentado. Tais como: resumo e palavras-chave em inglês, apêndices, anexos etc.

Referências:
ABNT. NBR 6022: Informação e documentação: Artigo em publicação periódica científica impressa: Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.
Ver modelo em: http://www.bu.ufsc.br/design/ArtigoCientifico.pdf

2º Encontro de Educadores do Ensino Médio

2º Encontro de Educadores do Ensino Médio

Data: 28/04/2010.
Horário: das 13h às 18h.
Local: Park Hotel, Boa Viagem.

Palestrantes: Celso Vasconcellos e Luiz Schettini.

Inscrições (gratuitas): Faculdade Maurício de Nassau.
Rua Guilherme Pinto, 114. Graças. Bloco-A.
(Próximo à Ponte da Capunga, no sentido da Av. Caxangá; após os "Quatro Cantos"/Derby).

Agenda do SINTEPE

ABRIL
09 - Plenária na Regional do Sertão do Pajéu, 9:30h;
14 - Reunião do Conselho Estadual do Fundeb, no Conselho Estadual deEducação (Av. Rui Barbosa) 10h; e Reunião do Fórum Estadual de Formação de Professores no auditório da UPE, 14h;
15- Panfletagem e Bandeiraço na Praça do Derby, 15h;
15 a 17- Encontro Estadual do Sintepe sobre Escola sem Homofobia (Auditório Sintepe), 17h;
16 - Reunião do Setorial da Educação da CUT/PE, na CUT, 9h;
19 a 25- XI Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública (tema: Piso e Carreira andam juntos);
20- Coletiva com a Comunidade Escolar nos Locais de Trabalho sobre o Piso e a Carreira;
22- Debate Estadual sobre Avaliação Educacional (local a definir), 9h;
23- Ato Político, Cltural e Educacional na Regional do Sertão doVale do São Francisco. E Inauguração da sede do Sintepe em Orocó;
24- Panfletagem e Bandeiraço na Feira de Casa Amarela, 8h;
27- Audiência Pública Nacional sobre as Diretrizes de Carreira paraos Funcionários das Escolas;
29 e 30- Seminário Saúde e Prevenção nas escolas para direigentes do Sintepe (Auditório Sintepe), 9h.

Fonte: www.alternativasintepe.blogspot.com

Leitura = Compreensão + Interpretação

Esquema da aula: Leitura = Compreensão + Interpretação.

LEITURA:


1) COMPREENSÃO:
a) (RE)CONHECER; IDENTIFICAR.
b) O QUE O TEXTO NOS DIZ?
c) OBJETIVIDADE
d) ÚNICA
e) SÍNTESE
f) PARÁFRASE
g) RESUMO.

2) INTERPRETAÇÃO:
a) ULTRAPASSAR; RELACIONAR.
b) O QUE NÓS DIZEMOS AO TEXTO?
c) SUBJETIVIDADE
d) VÁRIAS
e) ANÁLISE
f) CRÍTICA
g) RESENHA.

Obs. 1: A leitura é composta por esses dois processos: distintos; mas interdependentes.
Obs. 2: A compreensão e a interpretação são as duas faces de uma mesma moeda (a leitura). Estão sempre próximas/juntas; mas, não se equivalem.
Obs. 3: A compreensão é única; as interpretações são várias. Tantas quantas forem as leituras.
Obs. 4: A interpretação depende da compreensão. Se não houver uma boa compreensão, as interpretações podem ser equivocadas.

Estratégias de Leitura

O ato de ler ativa uma série de ações na mente do leitor pelas quais ele extrai informações. Essas ações ou “estratégias de leitura” passam, em sua maioria, desapercebidas na consciência. Elas ocorrem simultaneamente, podendo ser mantidas, modificadas e/ou desenvolvidas durante a apropriação do conteúdo.

São as seguintes as estratégias de leitura:
ANTECIPAÇÃO: São hipóteses que o leitor levanta, antecipando informações com base nas “pistas” que vai percebendo desde antes da leitura. Durante a leitura confirma-se ou não a predição.
SELEÇÃO: É o ato de selecionar o que interessa do conteúdo do texto. Nem tudo o que está escrito é igualmente útil para a compreensão. Escolhem-se alguns aspectos relevantes e ignoram-se outros. É o que acontece quando, ao ler, “pula-se” certos trechos.
INFERÊNCIAS: São os complementos que o leitor fornece ao texto a partir de seus conhecimentos prévios. É tão freqüente o uso dessa estratégia que é comum o leitor não se lembrar se determinado aspecto estava explícito ou implícito no texto.
AUTOCONTROLE: É a atitude permanente do leitor, que consiste em fazer a “ponte” entre o que ele supõe (antecipação, seleção, inferência) e as respostas que vai obtendo a partir do texto. Trata-se de avaliar as antecipações e inferências, confirmando-as ou refutando-as, com a finalidade de garantir a compreensão.
AUTOCORREÇÃO: É o momento de repensar a(s) hipótese(s) anteriormente levantada(s), construir outras e retomar as partes anteriores do texto, para fazer as devidas correções, quando as expectativas geradas pelas estratégias de antecipação não são confirmadas. É o caso do leitor que “volta” para corrigir certas passagens.


Há uma relação dialética entre usar estratégias de leitura e interpretar um texto. Emprega-se uma estratégia porque se está entendendo o texto; entende-se bem o texto porque as estratégias estão sendo aplicadas.

Adaptado de: COCCÓ & HAILER. Análise, Linguagem e Pensamento. São Paulo: FTD, 2000.

Pesquisa bibliográfica

SÍNTESE DAS ETAPAS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA:

1) Escolha do tema;
2) Definição da perspectiva, ângulo, recorte em que o tema será estudado;
3) Consulta a obras de referência;
4) Leitura de reconhecimento;
5) Seleção da bibliografia básica;
6) Criação de arquivos para cada documento;
7) Leitura reflexiva e crítica de documentos;
8) Tomada de apontamentos de cada documento;
9) Registro de trechos, citações, paráfrases, comentários, resenha crítica, opiniões,
interpretações etc.;
10) Esboço do trabalho: escrever, em arquivo próprio, título, sumário e introdução;
11) Construção dos capítulos: abrir cada arquivo-documento, copiar cada registro, citação etc. e
colar no respectivo arquivo-capítulo;
12) Amarração lógica e racional das ideias e registros de cada capítulo;
13) Redação do capítulo das conclusões;
14) Redação provisória;
15) Redação final do trabalho.

Referências:
MARTINS, Gilberto de Andrade; PINTO, Ricardo Lopes. Manual para elaboração de trabalhos
acadêmicos. São Paulo: Atlas, 2001. p. 47.

Fórum de Educação - Recife

Fórum de Educação

Local: Centro de Convenções UFPE
Dia 24 de abril de 2010 Das 9h00 às 12h30

Palestra de abertura às 9h15
Tema: Liderança em sala de aula e autoestima do professor
Palestrante: Tânia Zagury
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escritora com 17 livros publicados no Brasil e no exterior. Conferencista com mais de 1100 conferências e palestras proferidas. Membro eleito do Pen Club do Brasil e da Associação Brasileira de Educação.


Público-Alvo:
Coordenadores e professores do 6º ao 9º ano
Horário: Das 9h15 às 10h45
Coffe-break 10h45 às 11h00

CURSOS POR ÁREA ÀS 11H
SALA 1: Língua Portuguesa
Público-Alvo: Coordenadores e professores do 6º ao 9º ano de Língua Portuguesa
Horário: Das 11h00 às 12h30

SALA 2: Matemática
Público-Alvo: Coordenadores e professores do 6º ao 9º ano de Matemática
Horário: Das 11h00 às 12h30

SALA 3: Ciências
Público-Alvo: Coordenadores e professores do 6º ao 9º ano de Ciências
Horário: Das 11h00 às 12h30

SALA 4: Geografia
Público-Alvo: Coordenadores e professores do 6º ao 9º anode História
Horário: Das 11h00 às 12h30

SALA 5: História
Público-Alvo: Coordenadores e professores do 6º ao 9º ano de História
Horário: Das 11h00 às 12h30

SALA 6: Língua Inglesa
Público-Alvo: Coordenadores e professores do 6º ao 9º ano de Língua Inglesa
Horário: Das 11h00 às 12h30

Inscrições em: http://200.143.13.253:8080/eventos/Cursos.aspx?idEvento=66

Colóquio Paulo Freire - 2010

VII COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE

TEMA: PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR

LOCAL – CAMPUS DA UFPE DATA – 16 A 19 DE SETEMBRO DE 2010

Iniciadas as inscrições para o VII Colóquio Internacional Paulo Freire. Comemorativo dos 50 anos do Movimento de Cultura Popular do Recife - MCP, o evento contará com a participação de vários protagonistas do MCP, espaço onde Paulo Freire foi um dos expoentes, teceu e realizou muitas de suas revolucionárias idéias. Professores, educadores populares, profissionais de diversas áreas do conhecimento provenientes do Brasil e de diversas partes do mundo estão presentes. No VII Colóquio os participantes podem inscrever trabalhos em Mesas Redondas , Comunicações Orais e participar dos Círculos de Cultura. O participante, ao inscrever seu trabalho deverá escolher um dos eixos:
(1) Educação e Cultura (2) Educação Popular e Movimentos Sociais (3) Educação de Jovens e Adultos (4) Trabalho e Identidade Social (5) Sustentabilidade do Meio Ambiente (6) Direitos Humanos e Cultura da Paz.
Para os que pretendem participar com trabalhos, o prazo para apresentação do resumo é até 30 de maio de 2010. Sendo aprovado pela Comissão Científica, o autor deverá apresentar texto completo de 8 a 12 laudas, até 30 de julho de 2010. Tudo conforme as orientações para inscrição contidas no site: www.paulofreire.org.br/coloquio/

Inscrições para o Encontro de LIJ da UFPE.

INSCRIÇÕES PARA COMUNICAÇÕES

Estão abertas as Inscrições para Comunicações do Encontro de Literatura Infantil e Juvenil/UFPE!!!
Envie já seu resumo com, no máximo, 200 palavras para o nosso e-mail. Nele devem estar presentes: título do trabalho, nome dos autores (Máximo Dois) e quatro palavras-chave. Não esqueça de enviar em forma de anexo e colocar no campo assunto a palavra COMUNICAÇÃO.
IMPRETERIVELMENTE ATÉ 10 DE ABRIL! O resultado estará disponível em nosso blog a partir do dia 12 do mesmo mês. Também estaremos entrando em contato com os autores dos resumos aprovados por e-mail.
Os trabalhos aprovados deverão ser entregues em duas versões: uma impressa e outra digital (em CD, formato .doc) no dia da apresentação. Os comunicadores que quiserem utilizar Data Show em sua explanação deverão levar o arquivo gravado em CD (formato .ppt), devendo ser o mesmo CD do trabalho escrito ou enviar antecipadamente para o nosso e-mail a fim de evitar maiores problemas. Não será permitido o uso de mídias removíveis (pen drives e outros).
Nosso e-mail para envio do resumo e também para maiores informações:
literaturainfantilejuvenil.ufpe@gmail.com

INSCRIÇÕES PARA OUVINTES
Inscrições para o Encontro de Literatura Infantil e Juvenil/UFPE, a partir de 20 de abril. A partir dessa data envie um e-mail para
literaturainfantilejuvenil.ufpe@gmail.com, com o título OUVINTE. No corpo da mensagem informe o nome e o cpf.As inscrições são gratuitas.Os participantes reberão certificado de participação do evento.

Informações em: http://literaturainfantilejuvenilufpe.blogspot.com

Inscrições abertas para o Sodalício Osman Lins

Sodalício Osman Lins 2010
Data: 10 de junho de 2010.

Local: Centro de Artes e Comunicação da UFPE – Miniauditório 2.
Chamada para envio de resumos:

Tema: Literatura Brasileira Contemporânea – anos 90/2000.
Resumos com até 200 palavras.

Prazo para envio de resumos: até 09/05/10.
Divulgação da programação completa: 16/05/10.
E-mail:
gtosmanlins@gmail.com
Organização: Prof. Dr. Lourival Holanda, Alberes Santos, Anuska Vaz e Daniel Cisneiros.

Pós-graduação em Letras na FUNESO

A Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO está oferecendo à comunidade acadêmica duas novas turmas dos cursos de Pós-Graduação lato sensu em "Linguística do Texto e do Discurso" e em "Práticas Pedagógicas Aplicadas à Língua Portuguesa". As aulas - que visam ao aperfeiçoamento de alunos graduados em Letras - acontecem aos sábados, das 8h às 17h. Ambos os cursos são coordenados pelo professor Francisco Mesquita - que também atua como professor de Português e de Literaturas nos cursos de Graduação da FUNESO. Mais informações no site www.funeso.com.br ou pelo telefone 3054-1984.

FUNESO inaugura a nova Oficina de Letras

Nos próximos dias 26 (manhã) e 27 (noite) de abril de 2010, a Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO inaugura a nova Oficina de Letras. O espaço funciona no piso superior da IES, próximo ao estacionamento e às coordenações das Licenciaturas.
Acesse: http://www.funeso.com.br/.